domingo, 14 de setembro de 2014

Evolução: Alguns termos

Evolução
 

 
 
 
Evolução:   É o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.  Relaciona-se a compreensão da vida e da variedade de seres vivos existentes.A maneira mais simples de definir evolução é a que se refere a modificações que os seres vivos experimentaram – e ainda experimentam – ao longo do tempo. Em biologia, evolução se refere a uma teoria que admite a transformação progressiva das espécies.
 Decorre desta afirmação a ideia de que as espécies que hoje existem na Terra não são as que sempre existiram. Mais ainda: as espécies atualmente existentes resultaram de um longo processo de mudanças ocorridas em seus ancestrais, mudanças estas que alteraram os seus organismos, permitindo-lhes não só adaptar-se aos ambientes em que viveram como sobreviver e dar origem a novas gerações.
Importa ressaltar que não existe evolução de um só indivíduo. Modificações que ocorram em um organismo só serão úteis ao processo evolutivo se puderem ser transmitidas hereditariamente, passando de uma geração a outra e, portanto, se envolverem vários indivíduos de uma mesma espécie.
Lembrando-nos que indivíduos de uma mesma espécie constituem uma população, veremos que o conceito de evolução biológica se aplica, unicamente, a populações e a mudanças hereditárias que possam ser transmitidas às próximas gerações. A evolução biológica permite a formação de raças e novas espécies e explica a origem de todas as espécies vivas e extintas.

Fatores que atuam na  evolução    
       
Mutação
Seleção Natural
Adaptação
 
Mutação : Alteração na sequência de bases nitrogenadas do DNA que originam novas versões- alelos de um gene. Se a característica produzida por um alelo mutante for vantajosa ao indivíduo, será preservada pela seleção natural e a reprodução preservará  na população. A variedade de genes (características)diversas de cada espécie é o resultado do acumulo de mutações vantajosas, vêm ocorrendo e se mantendo por ação da seleção natural durante os bilhões de anos de evolução biológica.  (Ver figura 2)
 Seleção natural ( a ideia central do darwinismo)
- Darwin deu o nome de seleção natural a um processo em que os indivíduos com certa característica herdada sobrevivem e se reproduzem em uma taxa maior em comparação com outros indivíduos.Ou seja os que se reproduzem são, preferencialmente, aqueles que possuem melhores condições de adaptação ao meio ambiente
- Ao longo do tempo, a seleção pode melhorar a relação do organismo com o seu ambiente.
- Se o ambiente se modifica, ou se os indivíduos mudam para um novo ambiente, a seleção natural talvez leve a adaptação dos organismos a essas novas condições, dando origem a novas espécies ao longo de todo o processo.
Um ponto importante, mas sutil, é que embora a seleção natural ocorra através de interações entre organismos individuais  e seu ambiente, os indivíduos não evoluem. É a população que evolui ao longo do tempo. Fatores ambientais variam geograficamente ao longo do tempo. Uma característica pode ser favorável em dado momento e desfavorável em outro. A seleção natural está sempre agindo,mas as características favoráveis dependem do contexto ambiental.
                                                                                                                 
O conceito de adaptação ( latim adaptare , tornar apto)
São características dos organismos que aumentam a sua capacidade de sobrevivência e reprodução em ambientes específicos. Ou seja a capacidade que todo ser vivo tem de se ajustar ao ambiente, Isto é, de se adequar em resposta a uma alteração ambiental. A capacidade de adaptação está  ligada a manutenção da vida.  
A distribuição dos seres vivos nas várias regiões da Terra não é aleatória ou ocasional. Por detrás da aparente naturalidade de suas existências destacam-se não só complexas relações entre seres como adaptações ao ambiente onde vivem. Em outras palavras: nenhum ser habita um certo lugar por acaso. Para sobreviver, este ser deve possuir características que permitam a sua adaptação ao meio em que vive; características, aliás, herdadas de seus ancestrais e que serão por ele transmitidas aos seus descendentes.
 
Conceito biológico de espécie
Espécies são grupos de populações naturaispotencialmente capazes de se cruzar e que estão reprodutivamente isoladas de outros grupos semelhantes.UNIDADE REPRODUTIVA– seus membros se cruzam entre si, mas não com os de outras espécies.UNIDADE ECOLÓGICA– apresentam características próprias e que mantém relações bem definidas com o ambiente e com outras espécies.UNIDADE GÊNICA– possui um patrimônio gênico característico, que não se mistura com o de outra espécie.
 
Especiação
Conceito de raça ou subespécie
São populações de mesma espécie que diferemem determinadas características e estãoadaptadas a ambientes diferentes. Na natureza,porém, essas subespécies raramente se cruzam.




Conceito biológico de espécie

Espécies são grupos de populações naturaispotencialmente capazes de se cruzar e que estãoreprodutivamente isoladas de outros grupossemelhantes.UNIDADE REPRODUTIVA– seus membros secruzam entre si, mas não com os de outrasespécies.UNIDADE ECOLÓGICA– apresentamcaracterísticas próprias e que mantém relaçõesbem definidas com o ambiente e com outrasespécies.UNIDADE GÊNICA– possui um patrimônio gênicocaracterístico, que não se mistura com o de outra espécie.

http://htmlimg2.scribdassets.com/31xfcom4g01w1vt/images/16-33fc3bec27.jpg
Especiação

Conceito de raça ou subespécie

São populações de mesma espécie que diferemem determinadas características e estãoadaptadas a ambientes diferentes. Na natureza,porém, essas subespécies raramente se cruzam.
 
Etapas seqüenciais
Isolamento geográfico; Diversificação gênica;Isolamento reprodutivo
 

http://htmlimg4.scribdassets.com/31xfcom4g01w1vt/images/17-fbba9cce9f.jpg

 

 
 
 
 
http://htmlimg4.scribdassets.com/31xfcom4g01w1vt/images/17-fbba9cce9f.jpg
 
 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário