sábado, 13 de setembro de 2014

Invertebrados (Metazoa - Subfilo: Invertebrata )- caracteristicas complementares

 
 
Os Invertebrados se dividem em :
 
As características descritas abaixo, representam um breve resumo, que complementará as informações contidas no livro-texto .
 
I-  Filo Porífero
Além das características descritas, há também as mais marcantes, como: São os animais com uma estrutura corpórea mais simples, sem tecidos e órgãos .Filtradores, corpos com poros.  estudos relacionados com vida marinha, encontrou nas esponjas, uma fonte importante de substâncias potencialmente úteis para o combate de doenças que acometem os seres humanos como o câncer de mama, por exemplo.
 
 
II- Filo Cnidária
 
O plano corporal básico dos cnidários é um saco com compartimento digestivo central, a cavidade gastrovascular . 
O sistema digestório surgiu nos ancestrais dos cnidários. Neste grupo , o sistema digestório é incompleto. Uma abertura única desta cavidade funciona como boca e ânus.
            
 
Protostômios e triblásticos
 
 
III- Filo platelminto (Platys= chato ; helmintos = vermes )
 
São animais triblásticos, acelomados, com simetria bilateral. Como em todos os demais animais com esse tipo de simetria, apresenta uma região anterior, uma posterior, uma dorsal  e uma ventral em contato com o substrato. Essas regiões são ausentes nos animais com simetria radial.
          
 
IV- Filo Nematoda
 
Animais cilíndricos, não tem corpo  segmentado, mas é revestido de cutícula resistente e quitinosa.
Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. Os nutrientes são transportados pelo corpo através do líquido do pseudoceloma (entre a parede e o tubo digestivo há essa cavidade corpórea  preenchida por líquido), que funciona como um "esqueleto hidrostático", além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas,
Os nematódeos não possuem sangue, sistema circulatório nem sistema respiratório. A respiração é anaeróbia. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral. Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe.
 
 
 
V- Filo Molusca  (Molluscus= mole)
Caracóis, lesmas, ostras, mariscos (surubim, chumbinho),  polvos e lulas. A maioria secreta uma concha interna reduzida ou perderam completamente a concha no curso de sua evolução.
 Além de celomados, possuem três partes principais: um pé muscular, uma massa visceral e manto .
Muitos se alimentam utilizando um órgãos em forma de fita dentaeda, chamado de Rádula, cujo função é raspar o alimento.
A partir daqui todos os invertebrados são celomados. 
 
 
VI- Filo Anelida (anelídeos )- "pequenos anéis".
 
Possuem corpo segmentado, metameria. As minhocas se movimentam pelo solo ingerindo terra, então os nutrientes são extraídos quando essa terra passa pelo canal alimentar.
Eles são considerados os mais complexos dos vermes. Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos.
O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea - respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas.
    
 
VII- Filo Artrópodes (arthros= articulação ;podos=pé)
 
Presença de pernas articuladas, corpo coberto por uma cutícula , um exoesqueleto quitinoso  e realizam  muda.
Subfilos ou classes de artrópodes: crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e insetos.
 
a) Aracnídeos (quelíceratas)= Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros.
b) Crustáceos = Lagostas, camarões, cracas, siris e outros.
c) Insecta =  Borboletas, gafanhotos, moscas, piolhos, piolho e etc.
d) Miriapóda = Muitas pernas articuladas.
 
 1- Diplopoda = Dois pares por segmento no tronco. Ex :piolhos-de-cobra, gongolos.
 2- Quilopoda = Um par por segmento. Ex: centopeias ou lacraias.    
 
         
 
VIII- Filo Equinodermas.
 
Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário muitas vezes provido de espinhos salientes,tem simetria bilateral na fase larval e simetria radiada na fase adulta. Possuem capacidade de regeneração. Possuem sistema ambulacrário ou hidrovascular ou ainda vascular aquífero, ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar), relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.
Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas. A estrela-do-mar, por exemplo é carnívora. Os sistemas vitais desses animais são simples e eficientes. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Mas o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas. A respiração - isto é, a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias.
           
 
                                                                Fisiologia
 
Em relação aos  sistemas (fisiologia)dos animais invertebrados, chamo a atenção para a evolução dos sistemas nesses grupos.
  • O sistema digestório, teve seu aparecimento nos Cnidários, através da boca (cavidade gastrovascular ). Porém nesse grupo é um sistema incompleto, pois não há ânus.
  • O sistema digestório completo apareceu em Nematelmintos (lombrigas etc )
 
  • O sistema  respiratório inicia-se nos moluscos , através das brânquias, antes , os invertebrados realizavam as trocas gasosas através de difusão.
Então nos Moluscos :
Pulmonar (caramujo)
Cutânea (lesma)
Branquial (polvo)

  • O sistema excretor, que nos poríferos e cnidários era feito por difusão, nos platelmintos,
surgem células flamas, mas somente nos moluscos, apareceu .
Metanefrídeos
  •  O sistema circulatório, tem estruturas e passa a ocorrer a partir dos moluscos 
Aberto (maioria)
Fechado (cefalópodes       
                        
  ( Nos Anelídeos, o sistema passa a ser fechado com hemoglobina).
 
  • O sistema nervoso

Nos poríferos está ausente;   nos cnidários está difuso e a partir dos platelmintos (nematelmintos, moluscos, anelídeos ate  artrópodes), é encontrado como :
      -ganglionar ventral.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
  
 

 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário