domingo, 14 de setembro de 2014

Introdução a filogenia - compreendendo a sistemática filogenética

A história evolutiva de um determinado grupo é denominada FILOGENIA. A representação diagramada ou esquematizada (ou de qualquer outra forma) desta filogenia é chamada de árvore filogenética (ou cladograma). Tais árvores podem contar a história evolutiva dos vários seres vivos que coexistiram na Terra por mais de quatro bilhões de anos. É possível reconstruir a árvore da vida “galho por galho” a partir de táxons terminais representados pelos galhos finais que se conectam a um único tronco e raízes universalmente compartilhadas (Tosta, 2009).

                                                          
Cladograma dos invertebrados
 
 
 
Nos cladogramas a base de onde partem os ramos,

 
O nó terminal indica um táxon (Unidade taxonômica operacional - Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie), por exemplo : poríferos, cnidários etc.
  • A raiz indica o ancestral comum de todos os táxons da árvore (A, B e C)´, por exemplo: ancestral protista

  • Grupo-irmão
    • Grupo irmão: grupos (táxons, ou OTU) que compartilham um ancestral comum mais recente são chamados de grupos irmãos. Ou seja  grupos que partem de um  mesmo nó são mais próximos evolutivamente entre si do que grupos que partem de outro nó. 
      • Na figura acima, por exemplo: A e B são grupos irmãos (A é irmão de B e vice-versa); C é grupo irmão de A+B
      • Peguemos como exemplo, artrópode e nematoda ou equinodermos e cordados na árvore da vida (atualizada) dos invertebrados .
      • As relações de parentesco mostradas em um cladograma são estabelecidas em função das homologias (caracteres homólogos).
      • Uma homologia é um caráter compartilhado entre duas ou mais espécies que estava presente em seu ancestral comum (mesma origem).
      • Por exemplo, os pulmões de lagartixas e ratos são homólogos; as células eucariotas de fungo, mariposa, peixe, lagartixa e rato, são homólogas; o crânio de peixe, lagartixa,  rato e o seu  é homólogo. Os ossos das asas dos morcegos e das nadadeiras de baleias.
    Os descendentes únicos daquele ancestral comum imediato constituem um táxon monofilético (uma única origem). Ou seja, o agrupamento formado por Tartaruga , Ornitorrinco, Gambá e gato é monofilético, todos tem origem monofilética.
     
     
    No cladograma acima, a característica (ou caractere ) "pelos e glândulas mamárias" apareceu no ancestral comum dos mamíferos e é visto nos ornitorrinco , gambá e gato.
    Ok?







    Referências : http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAMwYAE/cladograma ;



    

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário